quarta-feira, 14 de julho de 2010

TÉCNICA GV-GO APLICADA PARA DISCURSÃO DE UM TEMA

Olá, pessoal, segue aqui uma dica, muito legal para quando tivermos que trabalhar assuntos muito teoricos, portanto a sugestão é a seguinte, enviar o texto/artigo previamente aos alunos ou partes interessadas(menbros de uma empresa), e seguida agendar uma discursão ampla, para isto podemos usar a tecnica GV,GO, a qual segue abaixo algumas regras que fiz adapatações, pois a mesma é de dominio público. Vamos lá!

Está técnica consiste em criar dois grupos em forma de circulo, um circulo interno (GV) e um circulo externo (GO), para discutir sobre um texto/artigo, com objetivo de tornar a aula mais dinâmica, quando o texto for extenso mas necessário que haja uma aprendizagem.

GV – GRUPO DE VERBALIZAÇÃO (determinar o tempo para o debate)
Este grupo é colocado em um circulo interno, e é responsável pela exposição dos itens da primeira etapa ou parte do texto.
Nesta fase o grupo deve expor o tema colocando-o em debate, de forma coerente, para isto o grupo deve estabelecer um líder, um mediador, e após o inicio, o debate não poderá mais parar, sendo que todos os integrantes devem participar simultaneamente, até esgotar os argumentos, avaliando os pontos positivos e negativos, como também gerando questionamentos, ao autor e aos próprios membros.

GO – GRUPO DE OBSERVAÇÃO (determinar o tempo para o debate)
Esse grupo observará a exposição e, após:
• Fará perguntas sobre forma, os assuntos apresentados;
• Pedirá esclarecimentos sobre algo que não ficou claro, difícil de ser empreendido, desconectado com o tema, etc.;
• Questionará viabilidade, tempo de execução, pertinência de objetivos, relacionamento problema x objetivos, apontará problemas, falhas etc.;
• Sugerirá modificações, ajustes, inclusões, retiradas de objetivos, justificativas, itens do referencial teórico, etc.;

FUNNÇÃO DO PROFESSOR (determinar o tempo)
Ficara responsável por promover a participação de todos os membros do GV e fará intervenções, após ambos os grupos atuarem, para fechar as propostas de ajustes.

PARA A AVALIAÇÃO:
Parte escrita: xx pontos
• GV: xx pontos - que serão retirados: se o grupo não fez o trabalho (xx pontos), se o aluno não participou do grupo (0 a xx pontos), se o aluno não se envolveu na discussão (0 a xx pontos).
• GO: x pontos - que será retirado se: aluno não participou não se envolveu, se não se empenhou.
• No caso do GO, o professor não informará á turma quais alunos foram sorteados para atuar como GO; somente após a exposição, para que todos prestem atenção;
• Todos os alunos devem passar pelas duas fases, ou seja, GO, e GV. Portanto, todos serão passíveis de perder ou ganhar os 3pts;
• O aluno que for GO e resolver abandonar ou se desinteressar da atividade, perderá o ponto porventura obtido;
• No caso do GV, os pontos retirados da apresentação oral serão também retirados da parte escrita.
• O professor deverá designar um aluno para observação do tempo, avisando a todos quando faltar 1min.
• O professor questionará, individualmente, os membros do GV, cuidando de verificar quais alunos estão realmente trabalhando.

2 comentários:

  1. Gostei muito das regras com sugestões de modificações. Parabéns!!!!

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  2. Já utilizei dessa técnica e as discussões renderam. Pois houve concorrência acirrada. Foi maravilhoso!

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