segunda-feira, 12 de julho de 2010

Tipos de Estatistica

Parte 2 ... continuação

1.3) Tipos de Estatística: A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA*, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA** ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.


*Estatística Descritiva: Utiliza números para descrever fatos, é chamada de forma bastante apropriada de “estatística descritiva”, que se ocupa das formas de coleta e organização de dados ou informações que representam e descrevem os fenômenos em estudo.

Utiliza métodos numéricos e gráficos para mostrar o comportamento dos dados ou resumir e apresentar de forma adequada á informação contida nos dados. Compreende a organização, o resumo e, em geral, a simplificação de informações que podem se muito complexas. A finalidade é tomar as coisas mais fácies de entender, de relatar e de discutir.

**Estatística Indutiva ou Inferência Estatística: É também chamada de amostral ou inferência estatística, estabelece hipóteses sobre a população de origem e formula previsões fundamentando-se na teoria das probabilidades;

Nenhum comentário:

Postar um comentário